quarta-feira, dezembro 14, 2005

Mais planejamento, menos stress e muitas benções

Dezembro costuma ser um mês curto, devido às muitas festas, confraternizações, férias coletivas e muitas comemorações, mas também de trabalho intenso para muitos. É a época em que as empresas estão correndo para finalizar o planejamento do ano seguinte, o comércio esta focado em vendas para o Natal. Em conseqüência disso, o nível de stress costuma ser altíssimo.

O que é preciso aprender é que níveis de stress não se elevam de um dia para o outro, após um acontecimento único. Existe um efeito acumulativo. É preciso aprender a lidar com o excesso de pressão de tarefas. Essas lições apesar de não ser novidade para muitos, é sempre bom ser relembrada, e todas passam por um processo de autoconhecimento muito simples: aprender a dizer não, impor limites, saber pisar no freio, organizar e equilibrar o tempo gasto no trabalho e nas atividades pessoais. Tem gente que encontra sua válvula de escape nas massagens, outros se dedicando a um hobby ou a uma atividade física. Cada um deve encontrar a forma que lhe satisfaz e traz calma para lidar com os excessos diários.

Como amigos de todos o que sugiro é que cada um aprenda a fazer mais do que o planejamento da empresa, mas, sim, o planejamento da própria vida. Sabemos que os nossos planos serão falhos e frustrados se não colocar-mos cada um deles aos pés do Senhor Jesus, pois o que diz em Jeremias 29:11 é umas das muitas verdades bíblicas a serem seguidas, assim diz o Senhor "Pois eu sei os planos que tenho a vosso respeito, prosperidade e não desgraça, para vos dar o futuro que desejais".

Que tal fazer uma planilha pessoal? Que tal elaborar uma agenda com horários e tarefas a serem cumpridas? Atitudes simples como estas podem fazer a diferença para que você comece o ano pensando não apenas em planos ou na dieta, mas também na ginástica, naquele curso, mas com atitudes. E, com certeza ter um 2006, menos estressante e muito mais saudável e abençoado.

Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3: 13 e 14

Um abraço a todos.

Leandro Cardoso