quinta-feira, dezembro 29, 2005

As Crônicas de Nárnia

Calma, tenho certeza que a maioria já ouvir falar deste filme que esta sendo muito comentado entre a crítica e também entre o povo cristão. Não vou relatar aqui nenhum momento dele, mas para aqueles que ainda não assistiram, quero incentivá-lo a ir. Para aqueles que não conhecem a bíblia, pode ser que o considere "mais um filme da Disney", mas tenho certeza que se você conhece um pouquinho da história da bíblia, você encontrará neste filme um ótimo passatempo.

Antes que alguns imaginem que a Disney, escreveu uma linda história com principios cristãos, quero lembrar e sugerir que conheçam um pouco mais de C.S. Lewis.

Sendo assim quero apresentar, Clive Staples Lewis nasceu em 1898 na cidade de Belfast, Irlanda. Sua mãe morreu quando ele tinha nove anos de idade, após esse fato ele e seu irmão passaram por vários colégios internos até que seu pai decidiu entregá-lo ao professor particular que também havia cuidado da sua própria educação. Somente então é que Lewis encontrou o seu rumo na carreira estudantil que acabou em Oxford e Cambridge, na área de crítica literária e história da literatura inglesa medieval e renascentista. Sua conversão, na casa dos 30 anos de idade, levou três anos para se processar. Amante que era de mitos, isso convenceu tanto Lewis que ele não apenas se converteu ao cristianismo mas também acabou desenvolvendo uma metodologia teológica que chamou de “teologia do romance” que resumidamente é uma “cartografia” do que certas obras literárias têm a dizer sobre assuntos teológicos como o mal, a queda, a redenção, entre outros.

No Brasil apesar do "febre" que o filme da Disney proporcionou à obra de C.S. Lewis, muitos psicologos, teologos e estudiosos já o tinham como referencia, fazendo de sua obra um grande instrumento para a compreensão de muitos assuntos e até mesmo sendo tema de conclusão de cursos de graduação, mestrado e doutorado.

Em Londrina, temos uma ótima referencia, a Pós-doutora em História das Idéias Contemporâneas Gabriele Greggersen, é considerada a única especialista em C.S. Lewis no Brasil, pelo tempo e trabalho que dedicou a obra do escritor. Ela é docente do Faculdade Sul Americana.

No quadro abaixo podemos entender como "As Crônicas de Nárnia" foram criadas:


Sendo assim reforço meu convite para que você assista o filme e quem sabe começe a ler, um pouco da obra de C.S. Lewis.

E para aqueles que já assistiram o filme, quero abrir um tempo de cometários para saber a opinião de cada um de vocês sobre filme. Clique no link "comments" logo abaixo e registre sua opinião.

Um abraço a todos.

Leandro Cardoso